Quando falamos em paisagismo, qual é a primeira imagem que vem na sua cabeça? Provavelmente são as plantas, certo? Muito verde, talvez muitas flores e muita cor. Mas o trabalho de um paisagista vai muito além da escolha da vegetação, você sabia?

Ainda farei um post mais detalhado sobre isso, mas hoje quero aproveitar que estamos no finalzinho da semana da Expo Revestir rolando aqui em São Paulo para falar um pouco sobre REVESTIMENTOS.

Imagino que agora você talvez possa estar pensando em dois casos: piscinas e pisos. Claro, pisos são pertinentes em praticamente todos os casos. Já piscinas, em alguns. Mas muitas pessoas não se atentam a outro tipo de superfície que pede revestimento e que influencia diretamente o paisagismo. Como esse pode ser o seu caso, acho importante vir aqui ajudar a te esclarecer.

Estou falando sobre as paredes! Sim, elas sempre estarão lá em algum lugar. Ainda que você esteja em um terreno amplo, em algum lugar haverá uma construção e, para que ela seja bela, ela deverá se harmonizar com o paisagismo. Perceba que é uma via de mão dupla que estamos falando aqui: as paredes influenciam o paisagismo e o paisagismo influencia a construção. O objetivo é que todos saiam ganhando e a sua casa ou edifício sejam valorizados integralmente.

Até agora eu tenho certeza que você está pensando apenas em áreas abertas. Mas e o paisagismo interno? A regra vale para ele também! A escolha da cor do vaso, a escolha da cor da vegetação, o acabamento do vaso – tudo vai depender do revestimento que foi escolhido para o piso e para a parede.

Com isso tudo em mente, vamos agora ver um pouco dos produtos que temos no mercado?

Minha visita na feira foi mais voltada para os revestimentos de piscinas e alguns outros elementos que podem ser utilizados em áreas externas, já que seria impossível registrar todas as opções para fachadas, mas separei algumas para mostrar para vocês, portanto, confiram abaixo alguns dos fornecedores e suas opções:

 

Palimanan – Revestimentos apaixonantes em Pedras Naturais:

Nesse segmento, uma empresa muito forte e que está comemorando 10 anos no mercado com produtos lindos de alta qualidade é a Palimanan. O objetivo do stand, segundo a vendedora presente na feira, Carla Stemp, era ser um espaço conceitual que mostrasse alguns dos revestimentos não só assentados, mas também ambientados. Assim, pudemos ver de perto o tijolo Deserto Patagônia, por exemplo, da linha de tijolos Deserto (cores Patagônia, Atacama e Nasca), lançamento de 2017.

Também pudemos ver uma pequena piscina com cascata em pedra Hijau (com acabamentos liso e bruto), o piso Travertino com paginação French Pattern em todo o stand mostrando a sua versatilidade, além do seixo telado e de uma parede com mistura de pedras Hijau (verde) e Hitam (preta), que ficam lindos em salas e ambientes tipo spa.

No lado de fora, um jardim vertical formando um desenho super interessante misturado com a pedra Hijau mostra como o casamento entre o revestimento e a vegetação é perfeito!

Nota: Os móveis são da loja Mac Móveis.

 

Parede de Tijolo Deserto Patagônia. Fonte: foto cedida por Carla Stemp

Fonte com piscina pedra Hijau. Fonte: foto cedida por Carla Stemp

Piso em Travertino French Pattern. Fonte: foto autoral

Jardim Vertical Interno. Fonte: foto autoral

Vista geral; jardim vertical externo. Fonte: foto cedida por Carla Stemp

Pedras Hijau e Hitam. Fonte: Foto cedida por Carla Stemp

Parede em Seixo Telado. Fonte: foto cedida por Carla Stemp

 

Eliane:

Esse ano a Eliane trouxe um bom espaço dedicado a mostrar a linha desenvolvida pelo paisagista Alex Hanazaki. Há opções para uso interno e externo, com inspirações tanto na natureza quanto no urbano.

O espaço era formado por uma volumetria super interessante recortada por rasgos que traziam a linha onda, num contraste muito bonito. A iluminação e o brilho nas peças davam a sensação de água, mesmo sem nenhuma gota por ali.

Também foram destaque os grandes formatos de suas peças em diversas linhas.

 

Revestimento linha Aga e revestimento linha Onda. Fonte: foto autoral

Detalhe revestimento linha Onda. Fonte: foto autoral

 

Cristal Pool – a piscina com a cara da natureza:

Para quem não conhece, a Cristal Pool desenvolveu um revestimento que imita a areia da praia em diversas tonalidades. São duas linhas, uma que pode ser usada tanto dentro quanto fora da água, que permite aplicação sem juntas e em formatos orgânicos, dando aquela sensação de praia de verdade, e outra que só pode ser usada dentro da água mesmo, precisando de outro revestimento para a borda, ou seja, sua piscina com cara de piscina, mas linda mesmo assim.

São antiderrapantes e atérmicas, mas tem um pequeno porém – são ásperos (uns mais, outros menos), o que pode significar danos nas suas roupas de banho. Para isso, basta um pouco de atenção e cuidado na hora de usar a piscina que fica tudo bem!

 

Detalhe de revestimento aplicado no piso. Fonte: foto autoral

Detalhe do revestimento na floreira – integração com o paisagismo. Fonte: foto autoral

Uso do revestimento na cascata – integração com o paisagismo. Fonte: foto autoral

Revestimentos para serem usados fora e dentro da água. Fonte: foto autoral

Revestimentos para serem usados exclusivamente embaixo da água. Fonte: foto aurotal

 

Japi – Vasos e Jardins Verticais Modulares – faça você mesmo:

A Japi estava presente com alguns de seus modelos de vasos e cachepôs para jardins verticais modulares.

Essas peças geométricas lindas são como quadros, facilmente fixadas na parede e com um custo de R$ 65,00 por peça segundo me informaram por lá. Assim, você mesmo pode comprar e instalar, mas não se esqueça – são cachepôs. Isso significa que se você quiser utilizar dentro de casa você deverá comprar o vasinho na floricultura ou Garden e apenas encaixá-la ali dentro. Na hora de regar é obrigatório tirar a planta dali, regar e esperar a água escorrer para não ter acúmulo dentro do cachepô e matar a sua planta afogada.

Já se for utilizar fora de casa você deve furar as peças (o local do furo já vem indicado) para poder plantar a muda direto do espaço e fazer a rega direto na parede. Mesmo que você opte por manter o uso como cachepô na área externa, faça o furo! Não se esqueça de que a chuva também pode encharcar tudo e matar a sua planta afogada.

Nota: O uso desses cachepôs é recomendado para pequenas áreas, conforme o artigo que escrevi sobre “Os 07 erros que você não pode cometer ao querer um jardim vertical na sua casa”.

 

Módulos para jardim vertical. Fonte: foto autoral

Alguns dos vasos. Fonte: foto autoral

 

Cerâmica Atlas – onde você vai encontrar a cor perfeita para a sua piscina, seja qual for:

É isso mesmo, pense numa cor, a Atlas faz! Uma frase parecida com essa está inclusive colada nas paredes do stand. E eu que amo cores fico como? Maluca!!

São inúmeras opções com variações puras ou mescladas e com formatos diversos, até porque os produtos não são somente para piscinas, ou seja, dá para você escolher pastilha para qualquer ambiente da sua casa.

Falando em piscinas, não posso deixar de mencionar também a linha antiderrapante. São pastilhas foscas de material que parece emborrachado, que são perfeitas para utilizar em prainhas e degraus, colocando a sua segurança como prioridade sem deixar a beleza de lado.

 

Pastilhas em diversos tons parte 01. Fonte: foto autoral

Pastilhas em diversos tons parte 02. Fonte: foto autoral

Detalhe de peças especiais arredondadas aplicadas. Fonte: foto autoral

Detalhe pastilhas antiderrapantes. Fonte: foto autoral

 

Manufatti Revestimentos e GreenWall Ceramic – um casamento feliz:

Mais uma vez ambas ocuparam um stand juntas, numa parceria de sucesso. Os cobogós (peças cerâmicas furadas) da Manufatti são lindíssimos e combinam super bem com jardins verticais. Os revestimentos 3D também são sucesso e fazem bonito ao lado de um jardim. Dá para deixar a imaginação correr solta brincando com inúmeras combinações.

O sistema de jardins verticais da GreenWall Ceramic é composto por blocos cerâmicos sem segredo, assentados lado a lado, formando uma canaleta contínua que permite que o crescimento das raízes das mudas seja maior do que em muitos outros sistemas. O fato de ser em bloco cerâmicos também evita o aquecimento da estrutura, ou seja, as raízes não cozinham e a sua parede não esquenta, ajudando a refrescar o interior da casa se ele for aplicado no lado externo.

O site deles é bem completo com fotos e vídeos, recomendo passear por lá se tiver interesse em saber melhor sobre aplicação e funcionamento. De minha parte, prometo montar um material extra futuramente, mas quem me acompanha no instagram @liliancasagrandepaisagismo já viu tudo bem explicadinho no Stories.

 

Jardim Vertical no sistema GreenWall Ceramic – meia peça exposta na mesa ao centro. Fonte: foto autoral

Nova linha de cobogós rústicos – além dos desenhos, a novidade é a falta do acabamento brilhante. Fonte: foto autoral

Peças 3D ao fundo e cobogós com acabamento brilhante e colorido sobre a mesa. Fonte: foto autoral

 

Cortes e Cores – chapas de aço cortadas a laser para fachadas e alguns móveis:

Bem versátil, esse tipo de produto pode ser aplicado na fachada para um acabamento diferente, pode fazer parte de um jardim vertical, pode ser transformado em vasos e muitas outras opções.

Também fica lindo como substituto dos cobogós quando pensamos no uso como divisória de ambientes. Escondem um pouco do visual, mas permitem a passagem do vento e da luz, mas são muito mais finos que as peças cerâmicas.

 

Divisórias. Fonte: foto autoral

Vasos recortados. Fonte: foto autoral

 

Espero que tenham gostado desse pequeno tour. A feira é imensa, seria impossível falar de tudo já que é impossível ver tudo, mas acredito que esses fornecedores possam mostrar que a pintura não é a única solução e possam dar ideias mais amplas e diferentes sobre as possibilidades de uso para as áreas externas (inclusive para quem tem varandas em apartamentos).

Se quiser conferir pessoalmente, sexta (dia 10/03) é último dia, das 10h às 19h lá no Expo Transamérica.

Se você gostou, se quer saber mais sobre algum fornecedor ou se precisa de mais alguma informação, deixa um comentário abaixo! Quem sabe a sua dúvida não vira um próximo post?